O celíaco nasce com uma predisposição genética, mas a intolerância pode se manifestar em qualquer fase da vida. Muitos têm a doença, mas a maioria não sabe.

SINTOMAS:

Os principais sintomas da doença celíaca são: inchaço e dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, gases, dores de cabeça constante (enxaqueca), refluxo gastroesofágico e cólicas.

O emagrecimento é outro sintoma comum. Com o passar do tempo a pessoa começa a ficar desnutrida, pois o intestino deixa de absorver adequadamente os nutrientes.

DIAGNÓSTICO:

Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar um especialista imediatamente. O diagnóstico é feito através de testes de sensibilidade alimentar, testes genéticos e exames imunológicos. Em muitos casos é necessária uma endoscopia digestiva com biópsia da mucosa do intestino. Exames sorológicos complementam o diagnóstico.

Quanto antes o celíaco descobrir a doença, mais cedo poderá fazer o controle e evitar que a doença se agrave e afete outras áreas do organismo.

O tratamento é feito com a eliminação de 100% do glúten da dieta. Nos celíacos, mesmo uma pequena quantidade pode ativar o sistema imune e ocasionar uma reação do organismo.

A doença celíaca provoca uma resposta autoimune ao glúten no intestino e é diagnosticada através dos exames sugeridos pelo especialista. O celíaco deve abster-se completamente da proteína para evitar seus efeitos prejudiciais ao organismo.

Já a intolerância simples é decorrente da má digestão do glúten e apresenta sintomas intestinais que melhoram ou desaparecem com o tempo.

Texto escrito por: Gilberto Carlos Lopes (CRM 18.956) Gastroenterologista.

Confira esta matéria com o Dr. Dráuzio Varela, veiculada no Fantástico:

 

Este é o mês de conscientização nacional à Doença Celíaca e nós preparamos um exclusivo [BEST BOX] totalmente Glúten Free para você, são mais de R$120,00 em produtos, por apenas R$64,90 mensais com o frete Grátis! Clique aqui e garanta a sua [BEST BOX].